terça-feira, 1 de novembro de 2011

História Menina bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado


Histórias meio ao contrário

Com a palavra, Ana Maria:
“Este livro, para mim, é uma história que surgiu a partir de uma brincadeira que eu fazia com minha filha recém-nascida de meu segundo casamento. Seu pai, de ascendência italiana, tem a pele muito mais clara do que a minha e a de meu primeiro marido. Portanto, meus dois filhos mais velhos, Rodrigo e Pedro, são mais morenos que Luísa. Quando ela nasceu, ganhou um coelhinho branco de pelúcia. Até uns dez meses de idade, Luísa quase não tinha cabelo e eu costumava por um lacinho de fita na cabeça dela quando íamos passear, para ficar com cara de menina. Como era muito clarinha, eu brincava com ela, provocando risadas com o coelhinho que lhe fazia cócegas de leve na barriga, e perguntava (eu fazia uma voz engraçada): “Menina bonita do laço de fita, qual o segredo para ser tão branquinha?” E com outra voz, enquanto ela estava rindo, eu e seus irmãos íamos respondendo o que ia dando na telha: é por que caí no leite, porque comi arroz demais, porque me pintei com giz etc. No fim, outra voz, mais grossa dizia algo do tipo: “Não, nada disso, foi uma avó italiana que deu carne e osso para ela...” Os irmãos riam muito, ela ria, era divertido. Um dia, ouvindo isso, o pai dela (que é músico) disse que tínhamos quase pronta uma canção com essa brincadeira, ou uma história, e que eu devia escrever. Gostei da idéia, mas achei que o tema de uma menina linda e loura, ou da Branca de Neve, já estava gasto demais. E nem tem nada a ver com a realidade do Brasil. Então a transformei numa pretinha, e fiz as mudanças necessárias: a tinta preta, as jabuticabas, o café, o feijão preto etc.




Com Minhas Palavres:


Gostei desse livro Menina Bonita De Laço De Fita por que ele me ensinou que  não devemos ter preconceito por que nao somos iguais ,somos diferentes na cor da pele ,cor do cabelo,sua aparência e suas atitudes,nos valores,na cultura.
E esse livro nos ensina que devemos tratar todo mundo com educaçao devemos  tratar todos iguais por que cada um tem um defeito mas nao devemos olhar os defeitos e sim suas qualidades.
Dedico esse livro a todos que gostam de ler e quem nao gosta de ler dedico tambem por que esse livro e munto lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário